domingo, 2 de agosto de 2009

Saiba o que é reciclável e adote coleta seletiva


Quem vai adotar coleta seletiva em seu local de trabalho ou residência deve conhecer o que é e o que não é reciclável, para tornar a tarefa mais eficiente. Papéis, plásticos, vidros, metais e materiais orgânicos devem ser previamente separados nas casas, estabelecimentos comerciais e escritórios. Os materiais recicláveis podem ser vendidos ou repassados a programas de coleta seletiva da prefeitura, a cooperativas de catadores, associações de bairro ou entidades assistenciais.
No Brasil, existe uma padronização de cores para cada tipo de material reciclável:
. Papel: azul
. Plástico: vermelho
. Vidro: verde
. Metais: amarelo
Mas você sabe o que é e o que não é reciclável? Uma cartilha elaborada pelo ABN-Amro Real dá esses detalhes dentro de uma mesma classe de produtos, ou seja, nem tudo que tem como base o papel, por exemplo, é reciclável. Confira:
Papel
Reciclável: jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos, papel timbrado, copos descartáveis, papel de fax e embalagem longa-vida cartonada para leite e sucos.
Não-reciclável: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados e papéis plastificados (exceto as embalagens de suco e leite), papéis sujos, guardanapos, tocos de cigarro, fotografias.
Metal
Reciclável: lata de aço (folha de flandres), clipes (só são recicláveis em grandes quantidades), latas de óleo, salsicha, leite em pó, lata de alumínio, outras sucatas de reformas.
Não-reciclável: grampos (quando misturados com papel), esponjas de aço.
Vidros
Reciclável: garrafas de bebidas em geral, frascos em geral, lâmpadas (somente em grandes quantidades), remédios, perfumes e produtos de limpeza, copos, cacos de vidro.
Não-reciclável: vidraças, copos de cristal, vidros de automóveis, tubos de TV, ampolas de remédios, fôrmas, travessas e utensílios de mesa de vidro temperado, espelho.
Plásticos
Reciclável: embalagem de refrigerante, alimentos, produtos de limpeza e cosméticos, copos de café, embalagem de margarina, canos e tubos, sacos plásticos em geral.
Não-reciclável: cabo de panela, tomadas, mistura de papel, plásticos e metais, exceto as embalagens cartonadas para leite longa vida ou suco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário